Sociedade de proteção aos animais clama por ajuda

:: Diário Regional em 19/05/2017 15:09 ::

Em comemoração aos 31 completados no início de maio, a Sociedade Juiz-forana de Proteção aos Animais (SJPA) promoverá um encontro no sábado, 20, das 10h às 17h, na sede da Sociedade, localizada na BR-040, Km 787. Na oportunidade acontecerá o “Mutirão Mãos nas Patas”. A ação terá por objetivo arrecadar material de limpeza e ração para cães e gatos assistidos pela organização.

Maria Elisa de Souza, presidente da SJPA, explica a entidade depende das doações da população para manter o serviço. “A ajuda da sociedade é fundamental para que possamos pagar não só os salários dos veterinários, mas comprar ração e medicações usadas nos tratamentos dos animais.

Também estamos tentando ampliar nossas instalações e reformar as áreas já existentes”, contou Maria Elisa, ressaltando que alguns animais precisam ficar presos em correntes por falta de vaga no canil.

Atualmente, a entidade conta com cerca de 20 colaboradores para realizar o trabalho de acolhimento de animais nas ruas. A presidente da SJPA explicou que o foco da Associação está no acolhimento de animais abandonados nas ruas da cidade. “Temos em nossas instalações aproximadamente 400 cães e 120 gatos. Quando recebemos alguma informação de um animal abandonado, e em situação de vulnerabilidade, enviamos até o local um de nossos colaboradores”.

Antes de fazer a abordagem do animal, Maria Elisa ressaltou que inicialmente são avaliados o local e a situação do mesmo. “O colaborador tenta identificar se ele está com medo, frio ou raiva. Estes são alguns dos fatores que interferem na forma de fazer o primeiro contato. O manuseio do animal na rua em situação de abandono nunca é fácil. Temos que tomar cuidado para que o mesmo não escape ou morda o colaborador”.

No abrigo, os animais são castrados, vacinados e disponibilizados para doação. Pessoas interessadas em adotar, contribuir financeiramente ou trabalhar de forma voluntária podem entrar em contato com a SJPA pelo telefone (32) 9-9965-6240 ou enviar um e-mail para ongsjpa@gmail.com.

DOE AMOR! ADOTE!

Também neste sábado, 20, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) realiza, na Praça Antônio Carlos, no centro, mais um evento para adoção de animais abrigados no Canil Municipal.

O evento vai de 10h às 14h. Os interessados em adotar um cão ou gato devem ser maiores de 18 anos e precisam comparecer ao espaço munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Na oportunidade, eles preencherão um formulário e assinarão um termo de responsabilidade pelo animal.

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios