Desafio do país é avançar na mudança estrutural da sociedade, por Márcio Pochmann

:: GGN em 19/06/2017 15:21 ::

Categoria:

Análise

diretas_ja_rj_midia_ninja.jpg

Foto: Mídia Ninja

Da Rede Brasil Atual

Desafio do país é avançar na mudança estrutural da sociedade

Crise global iniciada em 2008 traz consigo a semente de uma nova possibilidade de transformações dos entraves nacionais: o crescente movimento social de basta ao atraso recessivo e às reformas regressivas

por Marcio Pochmann*

Do ponto de vista histórico, os principais períodos de mudanças estruturais na sociedade brasileira não resultaram de rupturas decorrentes do progresso técnico.

O contrário, todavia, do que se pode constatar em outras sociedades como a inglesa, a estadunidense e a alemã, se tomadas como exemplos.

Desde a segunda metade do século 18, com o salto proporcionado pela primeira Revolução Industrial e Tecnológica, produtora da mecanização assentada na indústria têxtil – com a introdução do tear mecânico –, além da ferroviária e naval – com o motor a vapor –, o Reino Unido se transformou profundamente. O progresso tecnológico trouxe para a sociedade de lá repercussões internas e externas, o que permitiu, por exemplo, levá-la a ocupar inédita posição de hegemonia no sistema capitalista em formação mundial.

leia mais

Clique aqui para ver esta matéria na fonte original.

Anúncios